Camaragibe e Olinda são as próximas paradas da Entremoveres

Reta final do evento promovido e protagonizado por mulheres negras e indígenas segue até o dia 3 de agosto com mostras audiovisuais, arte e educação no Museu da abolição, na Casa das Matas do Reis Malunguinho e no IV  Festival Quilombo Catucá de Arte e Cultura

O último mês da Entremoveres segue até o dia 3 de agosto no Museu da Abolição (MAB/Ibram), no bairro da Madalena, e inclui em sua nova programação atividades descentralizadas em Camaragibe e Olinda a partir de 27 de julho. Estão previstas, além da mostra que reúne trabalho de mais de trinta artistas no equipamento público federal, serão oferecidas ações formativas com acesso gratuito. O evento faz parte da mobilização nacional Trovoa, idealizada no Rio de Janeiro por um coletivo de artistas e curadoras cariocas, alcançando cerca de dez cidades brasileiras.

Parceira da Entremoveres, a Casa das Matas do Reis Malunguinho, no Largo do Amparo, Sítio Histórico de Olinda, oferecerá no dia 27 de julho, das 14h às 19h, honrando o mês da orixá Oxum. A artista transmídia e VJ Biarritzzz, cujas obras estão em cartaz no MAB, e o historiador Alexandre L’Omi L’Odò, sacerdote da Casa, abrem o espaço para as Giras Decoloniais do mês de julho. Será possível participar das seguintes atividades: Vivência “As Folhas de Oxum”, com a juremeira, candomblecista, professora de enfermagem e aromaterapeuta Inalda; Oficina de “Tinturas Naturais”, com a artista urbana olindense Maré; “Oficina de Turbantes” com Obé Iná; estudos do livro “Crítica da Imagem Eurocêntrica” de Ella Shohat e Robert Stam, com a pesquisadora e realizadora audiovisual Natália Lopes; seguidas de exibição e debate do filme “Simbiose”, de Júlia Morim.

A Entremoveres chega município de Camaragibe, a 13 Km do Recife, para colaborar com o IV Festival Quilombo Catucá de Arte e Cultura, promovido pelo Quilombo Cultural Catucá no bairro do Viana, bem próximo ao terminal integrado de passageiros de Camaragibe. A partir das 16h do domingo (28) serão as crianças contempladas pelas ações. Começamos com a oficina “Tem Cor de Pele?”, ministrada por Lia Letícia, seguida de uma seleção dos episódios da série animada infantil para TV, às 17h, “Bia Desenha”, co-criada pela camaragibense Karolina Kalor. Depois é a vez da historiadora e artista Môa Anjos, cuja aula-espetáculo preparada especialmente para a ocasião vai instigar crianças e adultos a pensar sobre os Orixás, suas cores, energias e estado de espírito, através de uma contação de histórias interativa e cheia de surpresas.

BIA DESENHA QUINTAL

“Bia Desenha” é uma série de animação infantil no ar na nacionalmente pela TV Brasil, TV Cultura, entre outras TV’s públicas. Foto: Divulgação

 

A partir das 18h o Coletivo Pitawã apresenta no Quilombo Cultural Catucá os filmes da Mostra Entremoveres de Cinema Indígena Quitéria Pankararu. Os vídeos que comporão a mostra são “Tempo Circular” dirigido por Graciela Guarani (Olhar da Alma Filmes – PE/2018) sobre a noção de tempo para o povo Pankararu; “Majur”, dirigido por Rafael Irineu (MT/2018) em que @ protagonista do documentário é Majur Bororo, LGBT e chef@ de comunicação de sua aldeia e “Nakua pewerewerekae jawabelia / Hasta el fin del mundo / Até o fim do mundo” dirigido e protagonizado por Margarita Rodriguez Weweli-Lukana e Juma Gitirana Tapuya Marruá (Colômbia-Brasil/2019), ritual, inteiramente filmado com câmera de celular.

hasta el fin del mundo

“Nakua pewerewerekae jawabelia / Hasta el fin del mundo / Até o fim do mundo” (Colômbia-Brasil/2019)

Dia 31 de julho e 1º de Agosto, no Museu da Abolição, será facilitado pelo coletivo Distro Dysca o workshop “Estética e Criatividade Enquanto Dispositivos de Insurgência”. A ação se destina ao público de vinte participantes, e as inscrições deverão ser realizadas através do e-mail trovoape@gmail.com com o título da atividade no assunto da mensagem. Também no dia 1º, a partir das 18h a artista Karla Fagundes articula uma roda de diálogo no CEPAS (Centro de Assistência Social de Pernambuco Santa Paula Frassinetti). O tema “Arte e Política – articulações coletivas na periferia” será debatido pelo coletivo Fala Alto (Alto Santa Teresinha) e coletivo Pretiferia (Casa Amarela).

Aline Sales _ Bonita de Corpo _ foto Diego Cruz

Aline Sales, autora do projeto Bonita de Corpo. Foto: Diego Cruz/Divulgação

No último final de semana no Museu da Abolição, a partir das 18h da sexta-feira (2), a fotógrafa camaragibense e autora do projeto Bonita de Corpo, Aline Sales, media o debate “Efeitos do Racismo e Gordofobia”, dialogando com a psicóloga Jesus Moura, a digital influencer Larissa Santos e com a modelo plus size Thalinda sobre a sociedade que impõe padrões de beleza. No dia seguinte, sábado (4), a programação será ainda mais intensa para encerrar este ciclo. A partir das 14h, acontece a oficina “Construindo processos coletivos”, com Larissa Santiago, comunicadora e ativista, e Rafael Gusmão, psicólogo e produtor.

Ainda no sábado, dia de encerramento da Entremoveres, um palco alternativo no Museu da Abolição haverá espaço para a poesia com Nena Callejera, Slam das Minas, Recital Boca no Trombone, Recital na Tora, intercalando os shows de Femigang, Rayssa Dias e Lia de Camaragibe.

SAIBA MAIS

  • A exposição “Temporal”, de Ianah Maia, abriu no último domingo no Mia Café, bairro do Recife, e segue até o dia 20 de setembro. O endereço é Rua do Apolo, 182, para visitação gratuita de segunda à sexta de 8h às 19h, e aos domingos das 11h30 às 17h30.
  • A oficina de “Bordado Livre: Autorretratos e Narrativas de Si”, promovida por Liz Santos, artista que também está com sua obra exposto no MAB, foi remarcada e a nova data será divulgada em breve. De acordo com Liz, a oficina propõe uma reflexão sobre a auto-imagem relacionada às memórias de si e do lugar de pertencimento.
  • Acompanhe a hashtag #NacionalTrovoa e #EntremoveresPernambuco para mais notícias sobre a programação das próximas semanas.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

ENTREMOVERES NAS GIRAS DECOLONIAIS: 27 de julho, 14h às 19h – Casa das Matas do Reis Malunguinho (Largo do Amparo – Sítio Histórico de Olinda). Com Biarritzzz, Alexandre L’Omi Lodò, Obé Iná, Natália Lopes, Inalda, Maré (PE) e Júlia Morim;

ENTREMOVERES NO IV FESTIVAL QUILOMBO CATUCÁ DE ARTE E CULTURA: 28 de julho, a partir das 16h – Quilombo Cultural Catucá (R. Ana Alves, 443 – Viana, Camaragibe). Com Coletivo Pitawã, Lia Letícia, Môa Anjos e Kalor;

WORKSHOP “ESTÉTICA E CRIATIVIDADE ENQUANTO DISPOSITIVOS DE INSURGÊNCIA”: 31 de julho e 1º de agosto, 16h – Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 – Madalena). Facilitadora: Distro Dysca. 20 vagas. Inscrições: trovoape@gmail.com;

RODA DE DIÁLOGO “ARTE E POLÍTICA – ARTICULAÇÕES COLETIVAS NA PERIFERIA”: 1º de agosto, 18h – CEPAS (Centro de Assistência Social de Pernambuco Santa Paula Frassinetti). Rua Souza Bandeira, na Vila de Santa Luzia, s/n. Torre. Com o coletivo Fala Alto (Alto Santa Teresinha) e coletivo Pretiferia (Casa Amarela);

DEBATE “EFEITOS DO RACISMO E GORDOFOBIA”: 2 de agosto, 18h – Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 – Madalena). Com Jesus Moura, Thalinda e Larissa Santos, mediação de Aline Sales (Bonita de Corpo);

OFICINA “CONSTRUINDO PROCESSOS COLETIVOS”: 3 de agosto, 14h às 22h, no Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 – Madalena). Com Larissa Santiago e Rafael Gusmão;

PERFORMANCES NA ENTREMOVERES: 3 de agosto, a partir das 15h, no Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 – Madalena). Com Benedita Arcoverde, Gi Vatroi, Kalor, Kildery, Mun-Ha, Suh Amorim.

POESIA NA ENTREMOVERES: 3 de agosto, a partir das 15h, no Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 – Madalena). Com Luna Vitrolira, Nena Callejera, Recital Boca no Trombone, Recital na Tora e Slam das Minas.

MÚSICA NA ENTREMOVERES: 3 de agosto, a partir das 15h, no Museu da Abolição (R. Benfica, 1150 – Madalena). Pocket shows de Rayssa Dias, Femigang e Lia de Camaragibe.

Lia de Camaragibe - Foto Lais Domingues CulturaCamaragibe

Lia de Camaragibe. Foto: Laís Domingues/CulturaCamaragibe

SERVIÇO:
ENTREMOVERES – Mostra Trovoa em Pernambuco
Visitação até 4 de agosto, no Museu da Abolição.
Visitação de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 13h às 17h.
Mais informações: (81) 991387984
Acesso gratuito.

Escrito por:

Kalor Pacheco

kalorpacheco@gmail.com

 @umapinoia