Apoie nosso trabalho

Apenas 20% dos jornalistas das redações brasileiras são pessoas negras. A mídia hegemônica é majoritariamente ocupada por homens e mulheres brancas e isso tem grande impacto na produção de notícias, que recorrentemente cria estereótipos e reforça preconceitos contra populações preta, indígena e quilombola. Para mudar este cenário é preciso apostar na diversidade e possibilitar que novas narrativas sejam visibilizadas e assim contribuam com a construção de pautas que promovam a defesa dos Direitos Humanos.

“Sobre nós. Por nós” é o lema que carregamos, uma vez que foi necessário percebermos a extrema urgência de alavancarmos histórias de pessoas e lugares que só são lembradas pelo jornalismo policial, na contramão de um país de maioria racializada, sobretudo negra. Em face à luta da população indígena e da sobrevivência da população trans, desejamos abrir alas para uma nova forma de fazer jornalismo: inclusivo, diverso e principalmente comprometido com a realidade, e a realidade é sobre o nosso povo, que produz ciência, arte, gera política e novas tecnologias.

O portal Afoitas é pensado, conduzido e pautado por mulheres negras que atuam de forma voluntária. Para continuar produzindo precisamos e contamos com o apoio de todas/es/os que acreditam numa comunicação comprometida com a democracia e justiça social 

FINANCIE O JORNALISMO FEITO POR MULHERES RACIALIZADAS DO NORDESTE

APOIE O PORTAL AFOITAS!