AMNB e Rede de Mulheres Negras do Nordeste promovem agenda coletiva “Março de Lutas”

As pautas de interesse das mulheres negras representam o pano de fundo da iniciativa “Março de Lutas”, evento nacional construído pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil (AMNB) e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste. Por meio de uma agenda coletiva, a ação tem como tema “Reparação no Brasil: o que as mulheres negras estão pensando?” com uma programação diversa que ocorre ao longo do mês em todo o país.

Rodas de conversa, atos, seminários e lançamentos de campanhas foram organizados para aproximar a sociedade das pautas que impactam a vida das mulheres negras. O pontapé inicial foi dado no 8M, quando foi lançado um manifesto coletivo intitulado “O ‘brado retumbante’ por reparação no Brasil rumo à 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras”. Já no dia 21 de março, data que marca o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, acontecerão diversos atos pelo Nordeste e em outras regiões do país. Confira a programação completa AQUI.

Coordenadora da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Halda Regina reafirma a importância do recorte de raça na luta por igualdade de gênero no Brasil. “O 8 de março ainda traz aquele discurso de que se há pauta das mulheres ali também estarão inseridas as pautas das mulheres negras, mas sabemos que isso não acontece”, comenta. “Então o Março de Lutas tem essa importância, ele enrobustece e alimenta o oito de março quando pautamos as lutas diversas das mulheres negras do Nordeste, do Brasil”.

O Março de Lutas é uma agenda coletiva para reafirmar a resistência negra no Brasil. Crédito: Divulgação

Março de Lutas

Criado em 2019 pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Março de Lutas é uma agenda coletiva para reafirmar a resistência negra no Brasil. O objetivo é que as mulheres negras brasileiras protagonizem uma chamada para compartilhar práticas, experiências e viabilizar denúncias que fortaleçam o enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbofobia que impactam a vida das pessoas negras, especialmente as mulheres.

#MarçodeLutas é a forma de celebrar o legado dos homens e mulheres negras que morreram lutando pela humanidade, cidadania e direitos reconhecidos e assegurados para a população negra. É uma ação que vai reafirmar a denúncia contra as violações de direitos humanos protagonizadas pelo Estado brasileiro, bem como, visa reforçar os debates sobre a importância da vida das mulheres negras no que diz respeito ao enfrentamento a violência doméstica, o feminicídio, o racismo religioso e a violência política.

Escrito por:

Lenne Ferreira

lenneferreira.pe@gmail.com

 @lenneferreira