Você pode ajudar a Entremoveres?

Doe o quanto puder para que possamos viabilizar as últimas atividades da iniciativa autônoma Levante Nacional Trovoa em Pernambuco! Leia até o final e saiba como <3

Ascensão, instalação de Lia Letícia. Foto: Priscila Buhr/Entremoveres
Um dia Ariana Nuala, curadora e pesquisadora pernambucana, amiga de vários corres junto ao CARNE coletivo de arte negra e Festival Palco Preto, agora também do coletivo nacional Trovoa, veio até a minha casa, na comunidade da Lagoinha em Camaragibe, região metropolitana do Recife, e me falou sobre o Trovoa. Ariana me contou que em várias cidades do Brasil artistas, curadoras, comunicadoras e pesquisadoras negras, indígenas e “não-brancas”, a exemplo de mulheres asiáticas, deram as mãos no Levante Nacional Trovoa.
Entendendo-nos como “mulheres racializadas”, o nosso papel tem sido, há bastante tempo, tensionar e descortinar as camadas de um profundo racismo institucional que insiste em nos deixar à margem da nossa própria existência no mundo, não fossem iniciativas autônomas como estas, que resgatam a nossa auto-estima.

Resultado parcial do mutirão de arte urbana no muro externo do Museu da Abolição. Foto: Priscila Buhr/Entremoveres
Para subverter a esse racismo que nos quer ver desagregadas, unimo-nos em Pernambuco também, e hoje somos mais de 60 mulheres de várias partes do Estado, de ascendência africana e/ou indígena, que se agitam para fazer acontecer a Entremoveres, em cartaz no Museu da Abolição desde 4 de maio indo até o dia 3 de agosto, sábado que vem, com uma programação extensa e descentralizada para outros municípios e periferias.
Com atividades que priorizam as culturas populares, a diversidade de narrativas e de corpos, e sobretudo as atividades formativas. Basta dar uma breve olhada aqui, aqui e aqui mesmo no nosso blog Afoitas (valeu, Lenne Ferreira, pelo acolhimento!), para se ter dimensão das estruturas que estamos chacoalhando. Nesta última semana vem muito mais por aí. Tudo feito de maneira independente até então, com várias cotinhas entre nós mesmas, mas agora chegou a hora de passar o chapéu e também contar com o apoio de todas e todos vocês.

Autorretrato, instalação de Liz Santos. Foto: Priscila Buhr/Entremoveres
Financeiramente, não temos como dar conta de algumas demandas de produção que temos nesta reta final do Levante Nacional Trovoa em Pernambuco. Ao mesmo, tempo não resta dúvidas de que a Entremoveres configura-se atualmente como um serviço público essencial e gratuito, política pública para a cultura que se realiza às custas de nosso tempo tão corrido e da nossa qualidade de vida precarizada. Não somos patrocinadas por empresas ou instituições culturais, pelo contrário, é a nossa própria autonomia quem “patrocina” todas as atividades, simplesmente porque há demandas que se não pautarmos, as nossas próprias custas, ninguém pautará!
Será que você teria como fazer alguma doação em dinheiro para que possamos custear o encerramento desse ciclo no Museu da Abolição, no próximo sábado, dia 3 de agosto? Transporte, refeições e ajuda de custo para as artistas que se locomoverão das comunidades periféricas até o centro do Recife são as nossas prioridades. Vamos selar a Entremoveres com literatura, música, culturas populares e artes visuais. Sempre prezando por atividades formativas como workshops, oficinas, debates, etc. Confira a programação completa AQUI e no instagram @trovoa_ , onde será possível acompanhar também as mobilizações nos demais estados. <3
Tod@s estão convidad@s a comparecer!
Faremos um pronunciamento público de AGRADECIMENTOS a todos os nossos apoiadores e apoiadoras.
Envie-nos um e-mail com o assunto “POSSO AJUDAR” para o endereço trovoape@gmail.com, através do qual disponibilizaremos os dados de conta bancária para as doações. Optamos por esse método em virtude da urgência em viabilizar o evento de encerramento, pois falta apenas uma semana.
Será emitido, no prazo de 15 dias, um comunicado oficial via e-mail acerca dos recursos financeiros levantados a partir das suas doações e seus respectivos destinos.
Prezamos tanto por sua generosidade quanto pela transparência em nossas ações.
Agradecemos a atenção!
Artistas participantes da Entremoveres apresentam placas com os nomes das demais mulheres presentes na iniciativa. Foto: Abiniel Nascimento