Projeto Fluxos, da Casa Astral, seleciona artesãs para troca de saberes e práticas

Encerram nesta segunda-feira (25), as inscrições da chamada pública lançada pela Casa Astral para selecionar cinco mulheres artesãs que irão integrar o novo ciclo do Laboratório de Inovação em Artesanato – LAB ARTESÃS, através do projeto ‘FLUXUS – CO-CRIAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS ARTESANAIS FEMININAS’. Interessadas devem acessar o link para realizar sua inscrição gratuitamente por meio do link https://bit.ly/4ce7I2W.

A iniciativa foi criadas para oferecer mais visibilidade para a cadeia produtiva do artesanato do Recife, por meio de um ciclo de encontros entre oito artesãs (sendo três da Casa Astral e cinco selecionadas pelo projeto), possibilitando o compartilhamento de saberes e a realização de criações coletivas, além da realização de vivências, roda de diálogos e feirinha colaborativa aberta ao público. Como incentivo de participação, e também para colaborar nas despesas com transporte, materiais e produções, as selecionadas irão receber uma bolsa no valor de R$ 1.500,00, cada uma. As artesãs inscritas deverão ter disponibilidade de emissão de Nota Fiscal para o projeto.

As artesãs selecionadas participarão de onze encontros, sendo três no formato on-line e oito presenciais, nos meses de abril e maio deste ano. As atividades presenciais acontecerão na Casa Astral e também em espaços de acolhimento social, localizados no Recife/PE. Os encontros abordarão temas relevantes para o cotidiano do fazer artesanal, tais como: discussão de políticas públicas, difusão de pesquisas no campo das artes-manuais, compartilhamento de técnicas ancestrais e suas versões contemporâneas, experimentações em grupo para co-criação com inovação, transmissão de saberes com ferramentas do ambiente digital.

“A formação do grupo irá proporcionar trocas de experiências, numa perspectiva intergeracional feminina, envolvendo participantes de três gerações, onde será incentivado o diálogo sobre trajetórias, métodos, tipos de materiais, contexto social e perspectivas de continuidade dos fazeres artesanais. Iremos co-criar novas formas do pensar e do fazer artesanal, numa jornada que vai gerar novas possibilidades e criações coletivas, a partir do intercâmbio de conhecimentos entre as participantes”, comenta Guida Gomes, artesã e gestora da Casa Astral.

Os critérios de seleção das artesãs levarão em conta:

• Trajetória profissional/ Criatividade e Inovação/ Relação com técnicas artesanais tradicionais;

• Pelo menos 50% negras/pretas e 20% a LGBTQIAPN+;

• Ser integrante de Coletivos/Redes/Ongs que trabalham a linguagem do artesanato com potencial de multiplicação em seus territórios;

• Disponibilidade de tempo para participar das ações do projeto.

A iniciativa conta com o incentivo do SIC: Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura da Cidade do Recife.

Serviço:

Chamada Pública a Artesãs – Projeto Fluxus: Co-criação de saberes e práticas artesanais femininas (novo ciclo do LAB ARTESÃS)

Período de inscrições: De 11 a 25 março de 2024

Formulário de inscrição: https://bit.ly/3Ter2EB

Resultado: 02 de abril de 2024 (o resultado da seleção será divulgado no perfil do Instagram da Casa Astral, e também comunicado via e-mail às inscritas).

Para mais informações:
Telefone/ WhatsApp da Casa Astral: (81) 3019-0724

E-mail: casaastralrecife@gmail.com

Endereço: Casa Astral – Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104. Poço da Panela, Recife/PE

*Com informações da Assessoria de imprensa

Escrito por:

Afoitas Jornalismo

afoitas.contato@gmail.com

 @afoitas