Pré-vestibulares populares de PE preparam jovens de baixa renda para o Enem

Texto: Maya Santos | Imagem: Pexels

“Sou a primeira pessoa da minha família a entrar em uma universidade”. A frase tornou-se comum desde o início das políticas públicas que dão maior possibilidade de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Ações como  Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possibilitaram novas realidades para estudantes negros e negras e de baixa renda de todo país, que equivalem a 29,4% da população de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Como ação de enfrentamento às desigualdades persistentes na educação brasileira, que afastam os jovens negros e periféricos das salas de aulas e, consequentemente, da possibilidade de ingressar no ensino superior, surgem os pré-vestibulares populares. A maioria trabalham de forma voluntária com o objetivo de proporcionar ensino de qualidade e acesso às unidades de ensino superior que só são possíveis através da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

“Pensar um cursinho popular dentro de uma comunidade como o Ibura é pensar na ruptura de processos sistemáticos que jogam todos os dias jovens pretos e pobres no crime ou numa realidade onde predomina a precariedade do básico para a sobrevivência. É pensando e vivendo nesse processo de desigualdade que a sociedade civil se organiza e desenvolve projetos como esse, afirmando a todo momento que não aceita o modelo de sociedade e principalmente de educação atual”, explicou Claúdio Valente, coordenador do Pré-Vest Ibura.

Alguns projetos, assim como o Pré-Vest Ibura, mantêm-se por meio dos valores simbólicos de inscrição conforme indica o edital de inscrição, que pode variar de R$15 a R$35 reais, no entanto os cursinhos populares não realizam cobranças de mensais e dispõe de material didático para os estudantes matriculados.

Em 2023, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Para participar é necessário que o estudante realize a inscrição que está programada entre os dias 5 e 16 de junho, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela aplicação da prova e pelo sistema de inscrições. Estudantes de baixa renda podem pedir isenção da taxa de participação entre os dias 17 e 28 de abril. 

Confira uma lista de cinco pré-vestibulares populares de Pernambuco:

Pré-Vest Ibura 

Local: Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra, Rua Trinta e Um, 279 – Ibura, Recife – PE

Inscrições até 31/03

Faça sua candidatura neste link

 

Vestibular Cidadão

Local: Faculdade de Direito do Recife, bairro da Boa Vista, Centro do Recife

Inscrições até 30/03 

Saiba mais informações no edital

 

Pré- Acadêmico Programa Professores do Terceiro Milênio (PPTM)

Local: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE,

Inscrições até 30/03, das 14h às 20h, presencialmente. 

Saiba mais informações no edital

 

Portal UFPE

Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru

Inscrições: Encerradas, próxima entrada em agosto. 

Mais informações neste link

 

Projeto Rumo à Universidade (PRU)

Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife

Inscrições: Encerradas, sem data prevista para abertura de vagas.

Mais informações neste link

 

SuperAção

Local: Centro Acadêmico do Agreste, UFPE

Inscrições: Encerradas, sem data prevista para abertura de vagas.

Mais informações neste link!

 

Escrito por:

Maya Santos

santoscsmaya@gmail.com

 @mayacsantos