Mulheres contra todas as opressões na festa #GeraBuceta

Programação deste sábado (8) na Galeria Arvoredo apresenta Rap Plus Size (SP), Sinta A Liga CREW (PB), Arrete (PE), além do Coletivo Bartira e mostra de videoperformances

toda-grandona-rap-plus-size-920x624

O palco, o som e a luz são delas nesta edição especial da Festa Gera Buceta, para comemorar o primeiro ano de vida da Aqualtune Produções. O evento, que acontece a partir das 21h30 deste sábado (8) na Galeria Arvoredo, na Boa Vista, traz para o Recife uma atração pesadona: as minas do Rap Plus Size (SP). A programação também conta com a participação de grupos como Arrete e 8.0.8 CREW, ambos de Pernambuco, e as paraibanas do Sinta A Liga CREW. Representando o brega funk e romântico, um dos gêneros mais populares do Estado, tem Rayssa Dias, que faz um show com a participação especial da rapper Lady Laay. Negrita MC assume a cerimônia da noite. Os ingressos custam R$20.

O line-up também será composto por um time de DJs que vai esquentar a pista para toda as minas, manos e monas do baile: Milena Cinismo, Mayara Cajueiro, Karla Gnom e A Antiproibicionista, além da Kananda PX. Em um formato que permite a integração da música com outras artes, haverá apresentação das mulheres do Coletivo Bartira, que mescla dança, prirofagia e empoderamento feminino em suas performances. Também serão exibidos vídeos que versam sobre o corpo e/ou sexualidade feminina cis e trans, com exibição dos trabalhos de Bruna Kury (SP), Núbia de Aquino, Priscila Rezende (MG), BIARRITZZZ, Marie Carangi, Letícia Barbosa, Aurora Boreal, Elisa Zi e Kalor Pacheco, também curadora da mostra. Em seguida, serão projetados alguns dos trabalhos da artista visual e fotógrafa pernambucana Aline Sales, acerca das dores e delícias de ser uma mulher gorda artista e periférica.

FOTO 1 (5)

Trabalho visual de Aline Sales.

Já a dupla paulista Issa Paz e Sara Donato, rimando contra a gordofobia e outras formas de opressão, vem dialogar com o público e as outras artistas da cena do Rap Nacional presentes na #GeraBuceta, sempre na intenção de empoderar a mulher periférica fora dos padrões. “Pra gente é de muita importância levar as nossas mensagens para o Recife, onde tem tanta ‘mina foda’, e na resistência. Ser o que somos não é ruim, porém apenas existirmos nesse sistema opressor já é uma luta diária. Ainda mais nessa cena machista que atuamos”, explica a rapper Sara, comentando que “precisamos buscar uma solução e a #GeraBuceta é uma solução e isso é revolucionário”. Há dois meses o Rap Plus Size lançou o hit Toda Grandona que até agora conta com mais de 410 ml visualizações no YouTube.

O projeto #GeraBuceta tem por objetivo fomentar a carreira artística de mulheres criadoras nas áreas da música, cinema, dança, artes visuais e literatura. A primeira edição da festa, realizada em 2018 no Dia Internacional da Mulher, levantou uma discussão importante em torno da apropriação de termos pejorativos pelo movimento feminista como forma de esvaziá-los e lhes dar novos sentidos.

gerabuceta1

A primeira edição do projeto #GeraBuceta aconteceu em 8 de março de 2017.

Embora tenha recebido ataques machistas pelas redes sociais, a maioria deles feitos por homens, a #GeraBuceta continua firme em seu propósito de jogar luz e visibilizar a arte de mulheres, em especial as pretas, as gordas, as travestis, trans e todas aquelas que moram nas periferias. “A criação da festa representa uma provocação, expressa no próprio nome, e uma tentativa de pôr em prática nossa militância enquanto feministas negras que lutam contra o racismo e por igualdade de gênero. São mulheres assumindo posições de protagonismo dentro e fora do palco e fazendo revolução com festa”, ressalta a jornalista e produtora Lenne Ferreira, uma das idealizadoras da Aqualtune Produções, um coletivo de mulheres negras que comemora um ano de fundação.

Serviço
#GERABUCETA #Aqualtune1Ano
Onde? Galeria Arvoredo (Rua Gervásio Pires, n 436, Boa Vista).
Quando? Sábado (8), a partir das 21h30.
Quanto? $ 20 no Sympla: https://bit.ly/2NE4Uk1 e na portaria da casa
Informações: 99818-9238
Redes sociais: @aqualtuneproduções

LINE UP
Rap Plus Size
808 Crew
Rayssa Dias
Sinta a Liga Crew
Arrete

DJs
Mayara Cajueiro
Milena Cinismo
Kananda PX
Karla Gnom
A Antiproibicionista
+ Coletivo Bartira]
+ Mostra de Vídeos (Núbia de Aquino, Bruna Kury, Priscila Rezende, BIARRITZZZ, Marie Carangi, Letícia Barbosa e Elisa Zi)
+ Poesia

Escrito por:

Afoitas Jornalismo

afoitas.contato@gmail.com

 @afoitas