Mostra La Ursa exibe produções audiovisuais de PE em São Lourenço da Mata

Programação gratuita conta com mais de 30 filmes de realizadores do Estado e também incluir apresentações artísticas e rodas de conversa

Fotos: Divulgação

Em sua 1ª edição, a Mostra La Ursa de Cinema levará para três bairros de São Lourenço da Mata, exibições públicas de filmes de curta e média metragem. De 21 a 26 de Maio, os moradores e estudantes do município poderão assistir de forma gratuita, a produções audiovisuais pernambucanas.  Além de filmes, a programação também contempla rodas de conversas com realizadores/as e apresentações de artistas locais como Urso Branco do Cangaçá e Maracatu Gavião de Ouro.

Com realização da produtora Pareia Cultural Produções Criativas e incentivo da Lei Paulo Gustavo do município de São Lourenço da Mata, PE, o evento tem como objetivo provocar o debate sobre temas relevantes como a valorização das culturas populares, a importância da sustentabilidade ambiental e o combate ao racismo e a LGBTfobia. “Além de entreter e emocionar as pessoas, o cinema provoca reflexões. E é isso que buscamos com a Mostra: transportar para diferentes realidades, ampliar nossa visão de mundo e estimular nossa imaginação”, destaca Thays Melo, produtora cultural nascida em São Lourenço da Mata e idealizadora da Mostra.

A escolha dos filmes pela curadoria foi baseada na diversidade, ressaltando as mulheres, pessoas negras, indígenas e interioranas.  “Cada sessão foi concebida para seu respectivo local de exibição e é composta por produções que abordam experiências provocantes de reflexões sobre resistência e esperança, destacando as culturas como fundamentais para as transformações locais e planetárias”, pontua Amanda Ramos, cientista social especialista em Educação Ambiental e Cultural, e curadora da Mostra La Ursa. Ela acredita que o cinema é uma ferramenta de formação. “Que esta colheita apresentada na Mostra La Ursa de Cinema conecte com corações e mentes, inspirando diálogos em prol de outros mundos possíveis. O convite à reflexão está lançado e desejamos uma ótima viagem pelo cinema pernambucano”.

Com duração de seis dias, a Mostra La Ursa conta com diferentes gêneros cinematogŕaficos – ficção, animação, documentário, experimental, videoclipes – agrupados em cinco sessões que recebem nomes inspirados na brincadeira popular que define a identidade desta mostra de cinema: “Brincantes”, “Caçando Alegrias”, “Tarol”, “Cordão Interiorano”, “Pau-Brasil”, e “Ursinhas”.

Programação de filmes infantiis acontece no domingo (25) no Quintal Capibaribe

PROGRAMAÇÃO

Os filmes serão exibidos nos bairros do Centro (Sede do Urso Branco de Cangaçá e Escola Pública 10 de Agosto), Nova Tiúma (Sede do Maracatu Gavião de Ouro) e Parque Capibaribe (Praça de Eventos do Terminal do Parque Capibaribe, Praça da Rua 75 e Espaço Cultural Quintal Capibaribe, localizado na Rua 20).

A programação será composta por um média-metragem, episódios de duas séries de TV e 30 curtas-metragens que abrangem o período de 2011 a 2023, produzidos por realizadores e realizadoras do litoral ao sertão. Contando também com a Sessão Pau-Brasil, noite dedicada à produção audiovisual de São Lourenço da Mata, essa com curadoria de Thays Melo.

Além da exibição dos filmes, a programação também conta com rodas de debates com a presença dos/das realizadores/as e, no fim de semana, apresentações musicais. Confira as atividades programadas AQUI

Escrito por:

Afoitas Jornalismo

afoitas.contato@gmail.com

 @afoitas