Giros&Giras: Novembro de celebrações pela Consciência Negra

São seis eventos que acontecem em Pernambuco em alusão a Consciência Negra

Texto: Redação Afoitas | Imagem: Reprodução/Instagram

No Brasil, o dia da Consciência Negra é comemorado na próxima segunda-feira, 20 de novembro, data que marca a morte do líder negro do Quilombo de Palmares, Zumbi. O legado de luta e resistência do povo negro representado por Zumbi foi o mote para que a comunidade negra fizesse do mês de novembro um momento de reflexões e celebrações sobre a história afrodiaspórica brasileira. Com isso, inúmeras são as atividades realizadas para incentivar a consciência negra através da valorização da cultura. 

Para destacar ações de fortalecimento da luta antirracista através da cultura neste mês simbólico, o portal Afoitas preparou uma lista de eventos que acontecem em Pernambuco em alusão a Consciência Negra. Confira! 

Afro Fest

A primeira edição do Festival de Cultura Negra de Pernambuco, o AFROFEST  nasce para celebrar a música preta e popular do estado. A programação reúne nomes que compõe a diversidade e pluralidade cultural diaspórica como forma de potencializar as influências de matriz africana a afro-brasileira nas manifestações populares. O evento, que acontece no dia 21 de novembro no Pátio de São Pedro, homenageia importantes nomes do cenário local: Marrom Brasileiro, Marta Almeida “in memoriam”, Nado MNU e Geovana Moura. Confira a programação completa AQUI

Expo Preta no Riomar  

Negra Li é uma das artistas confirmadas na Expo Preta Riomar. (Crédito: Divulgação)

Dedicada ao afroempreendedorismo, a segunda edição da Expo Preta Riomar acontece de 17 a 19 de novembro e reúne uma feira de produtos e serviços, rodas de diálogos, apresentações musicais e artes visuais. Toda a programação do evento é gratuita, exceto o show de abertura com a cantora Negra Li, que se apresenta às 19h do dia 17 de novembro, no Teatro Riomar. 

SERVIÇO 

Local: Shopping Riomar (PISO L3)
Dia: 17 a 19 de novembro
Horário: 13h às 21h
Entrada: Gratuito (Exceto o show de Negra Li dia 17 de novembro)
Confira a programação completa aqui. 

Encontro de juremeiros e juremeiras em São Lourenço da Mata

Com a gira de Jurema, Coco e Capoeira, o Flamengo Atlético Clube, no Centro de São Lourenço da Mata, recebe o II Encontro de Juremeiros e Juremeiras de São Lourenço da Mata. O evento contará ainda com sorteios, homenagens e barracas culturais, e a entrada será 1kg de alimento não perecível. Entre as atrações culturais está o Coco de Quinta. 

SERVIÇO 

Local: Flamengo Atlético Clube, no Centro de São Lourenço da Mata
Dia: 19 de novembro
Horário: 14h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível

29ª Semana Afro Daruê Malungo

29ª Semana Afro Daruê Malungo. (Crédito: Reprodução/Instagram)

A partir da reflexão “O que é dança afro?” os artistas e curadores Obailê Santana e Orun Santana montaram uma programação de oficinas, espetáculos, performances e rodas de diálogos que compõem a 29ª Semana Afro Daruê Malungo. O projeto é incentivado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife e será realizado de 21 de novembro até 02 de dezembro. 

SERVIÇO 

Local: Sede do Daruê Malungo – Rua passarela 18A, Chão de estrelas
Dia: 21 de novembro a 02 de dezembro
Horário: Conferir programação completa aqui
Entrada: Gratuita 

Dia da Consciência Negra no ARBO Espaço Integrativo

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o ARBO Espaço Integrativo, localizado em São José da Coroa Grande, Litoral Sul de Pernambuco, realizará um dia de atividades aberta ao público. A vivência tem como tema “Meu corpo tem cor, minha alma: consciência”. 

SERVIÇO 

Local: No ARBO Espaço Integrativo – São José da Coroa Grande
Dia: 25 de novembro
Horário: 16h às 22h
Entrada: Inscrições pelo Instagram do ARBO

Exposição “Eles tem medo de nós”

Exposição “Eles tem medo de nós”, no Museu da Abolição. (Crédito: Reprodução Instagram @olhardamedus4 )

A artista Thays Medusa inaugura a exposição “Eles tem medo de nós”, no Museu da Abolição, no dia 25 de novembro. A exposição, que tem curadoria de Shell Osmo, ficará disponível para visitação até o dia 25 de janeiro de 2024. 

SERVIÇO 

Local: Museu da Abolição
Dia: 25 de novembro
Horário: 18h
Entrada: Gratuita

 

Escrito por:

Afoitas Jornalismo

afoitas.contato@gmail.com

 @afoitas