Giros & Giras: Um guia para quem busca caminhar com os pés afrocentrados

(Ronald Santos/Divulgação)

Texto: Giovanna Carneiro | Edição: Lenne Ferreira | Foto: Ronald Santos/Divulgação

Pernambuco é um estado rico em diversidade. Celeiro de manifestações das culturas afrodiaspórica e indígena, na estação do Verão, a região ferve e fica impossível ter agenda para tanta coisa ainda mais depois de um intervalo de dois anos sem Carnaval. Pensando em como abarcar tanta diversidade e também como influenciar nossas/os/es leitoras/es  a caminhar com os pés afrocentrados, lançamos a seção Giros&Giras, onde as nossas afoitas vão sugerir não só eventos da cultura negra, mais leituras, filmes, espetáculos, shows e experiências que ajudam na manutenção e fortalecimento desse ecossistema preto, vivo e emergente. Confira: 

  • Museu da Abolição do Recife recebe exposição Afrografia 

O Museu da Abolição do Recife (MAB) está com a exposição fotográfica Afrografia em cartaz. A exposição, que reverencia a cultura, beleza e memória do povo negro de Pernambuco, tem a curadoria de Rennan Peixe, fotógrafo, artista e realizador audiovisual.

A exposição acontece na área externa do MAB e fica em cartaz por tempo indeterminado, a entrada no museu é gratuita. O museu da abolição está localizado na Rua Benfica, 1150, no bairro da Madalena, e funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h, e no sábado, das 13h às 17h. 

  • Paulo Perdigão apresenta “A vida em preto e branco no colorido da Maquiagem” 

Neste sábado, 4 de fevereiro, às 13h, o artista Paulo Perdigão lança a exposição “A vida em preto e branco no colorido da maquiagem”, no Muafro. Com a entrada gratuita, o público pode visitar a exposição de domingo à quarta, das 13h às 17h.

O museu está localizado na Rua Mariz e Barros, no Centro do Recife. Além da exposição de Paulo Perdigão, o público pode conferir as obras de Otávio Bahia, presentes no acervo fixo do Muafro. 

  • Livro: Por um Feminismo Afro Latino Americano – de Lélia Gonzalez 

Se estivesse viva, a pensadora feminista negra brasileira, Lélia Gonzalez, completaria 88 anos nesta quarta-feira, 1 de fevereiro. Por isso, uma das indicações desta semana é o livro “Por um Feminismo Afro Latino Americano”, que reúne os artigos escritos por Lélia ao longo de sua trajetória política e acadêmica.

O livro é um verdadeiro mergulho na cultura negra brasileira e também na história de formação do Movimento Negro Unificado, o qual Lélia Gonzalez ajudou a fundar. A pensadora foi uma das primeiras a questionar o lugar da mulher negra dentro dos debates raciais, além de problematizar as definições de cultura que excluia as manifestações artísticas do povo negro. A escrita irônica, assertiva e sem rodeios de Lélia Gonzalez é, sem dúvidas, um deleite para os leitores e leitoras. O livro está disponível para Download 

  • Filme: Entergalactic (Netflix)

A dificuldade em encontrar filmes, séries e demais produções audiovisuais que retratam uma história de amor entre duas pessoas negras é algo comum e naturalizado. Quando pensamos em desenhos animados, essa representatividade fica ainda mais difícil. 

Por isso, o filme Entergalactic, da Netflix, é uma surpresa tão boa. Com a co-produção do rapper Kid Cudi, o filme trata com leveza a história de amor entre Jabari, artista que tenta balancear sua carreira de sucesso com sua vida amorosa quando ele se muda para Manhattan, e a fotógrafa Meadow

  •  Ensaio de Nações de Maracatu (Tumaraca) 

O Carnaval se aproxima e o clima de festejo já toma conta da cidade do Recife. Então, se você quer curtir a sexta-feira e ainda adiantar a folia, a dica é comparecer ao Ensaio de Nações de Maracatu, que acontece todas as sexta-feiras na Rua da Moeda, no Recife Antigo, a partir das 18h.

  • Max Motta expõe “Riso Largo – A Cara do Brasil” no  Mia Café 

O Mia Café, localizado na Rua do Apolo, Bairro do Recife, realiza a quarta edição da exposição “Riso Largo – A cara do Brasil”. Nesta edição, a exposição é assinada pelo artista Max Motta, e conta com 40 obras que representam o poder da coletividade e da pluralidade. A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 2 de abril.

Escrito por:

Afoitas Jornalismo

afoitas.contato@gmail.com

 @afoitas