Fotógrafa Thays Medusa retrata cotidiano da favela do Bode na exposição “Eles tem medo de nós”

Moradores negros e periféricos da comunidade pesqueira protagonizam a exposição que estreia neste sábado 25 de novembro, às 18h, no Museu da Abolição 

Texto: Maya Santos | Foto: Maya Albuquerque

Ao longo de quatro anos, fotografar o cotidiano da favela do Bode, localizada na Zona Sul do Recife, sempre fez parte da construção profissional de Thays Medusa. Foi olhando nas pilastras de uma ocupação por direitos à moradia e lazer que a fotógrafa leu “Eles tem medo de nós”, frase que dá nome a sua primeira exposição solo com estreia neste sábado (25), às 18h, no Museu da Abolição, localizado no bairro da Madalena. A entrada é gratuita.

Ao portal Afoitas, a fotógrafa fala da importância de reforçar a potência do território que vive e produz no mês da Consciência Negra. “Para mim é importante poder fotografar a essência do cotidiano dessas famílias, dos jovens e das crianças que moram e trabalham dentro do Bode, além de expor num museu para que elas possam se ver lá e entender que esse espaço também é nosso”, enfatiza a fotógrafa e idealizadora do projeto.

A exposição “Eles tem medo de nós” conta a história das pessoas que moram no Bode | Foto: Thays Medusa/@olhardamedus4

A mostra trará 31 fotografias que destacam a economia local, estilo de vida e a identidade do ecossistema do bairro do Pina. Além disso, o evento terá trilha sonora pensada pelo DJ Deliira, que demarcará a essência da comunidade para dentro do Museu da Abolição. Na abertura da mostra, todas as pessoas retratadas serão levadas para vivenciar o resultado dos registros. A mostra tem a curadoria assinada por Shell Osmo e a mediação ficará por conta de Rebecca França. A exposição segue até o dia 25 de janeiro de 2024.

Além da exposição, o projeto ainda trará uma roda de diálogo na Livroteca Brincante do Pina,e também a exibição de um material audiovisual inédito que acompanha o projeto com previsão para janeiro de 2024, sendo na comunidade do Bode e no Museu da Abolição.

SERVIÇO

Exposição fotográfica “Eles tem medo de nós”

Dia: 25/11, às 18h

Local: Museu da Abolição

Endereço: R. Benfica, 1150 – Madalena, Recife – PE, 50720-001

Entrada gratuita

Mais informações no perfil do Instagram Olhar da Medusa 

Escrito por:

Maya Santos

santoscsmaya@gmail.com

 @mayacsantos