Fotógrafa tem imagem censurada na ExpoPreta do RioMar

Imagem: Acervo pessoal
A fotógrafa pernambucana e integrante do Portal Afoitas, Fran Silva, teve uma de suas fotografias censuradas pelo Shopping Riomar. Fran Silva foi convidada para participar da segunda edição da Expo Preta Riomar, que acontece nos dia 17 a 19 de novembro, como uma das artistas da exposição de fotografia montada no piso L3 do shopping, porém, foi surpreendida com a notícia de que uma de suas imagens seria retirada por se tratar de um material de “cunho político”.
A foto é um registro da visita do presidente Lula ao território pesqueiro de Brasília Teimosa em 2017. Na ocasião, Lula visita à Associação dia Pescadores Profissionais e Artesanais do Estado de Pernambuco e, na imagem, aparece de perfil e sorridente enquanto é cercado pelos pescadores locais. “Minha arte é isso, é política mesmo”, afirmou Fran Silva ao defender a permanência da sua obra na exposição.
De acordo com a fotógrafa, a imagem foi retirada da exposição sem o seu consentimento e a organização do evento chegou a sugerir que ela imprimisse outra obra para substituir o registro de Lula no Recife. Ao longo de sua trajetória, Fran tem a pauta das comunidades tradicionais acompanhando momentos de reivindicações e conquistas das populações pesqueiras. Para ela, que além de comunicadora é ativista pelo direitos humanos, a imagem escolhida para a exposição tem relação com a área onde o shopping está instalado, próximo à Brasília Teimosa.

Visita de Lula à Brasília Teimosa em 2017
A primeira vez que o bairro da Zona Sul foi visitado pelo presidente Lula foi em 2003, no seu primeiro mandato, quando foi convidado pelo então prefeito João Paulo para conhecer a comunidade composta por trabalhadores/as da pesca. Depois da visita do presidente foi iniciada um projeto que marcou a história da cidade: a retirada das palafitas e a requalificação da orla de Brasília Teimosa. Foram removidas 1.864 palafitas e entregues 4.552 unidades habitacionais.
Ao portal Afoita o Shopping Rio Mar respondeu que o posicionamento foi reavaliado e “entendeu que as normas internas sobre posicionamentos políticos não se aplicam às expressões artísticas” da exposição. O quadro voltará a ser exposto”. Na noite da sexta-feira, após diálogo com a fotógrafa, a imagem de Lula foi recolocada na exposição.