Editorial
Sobre nós. Por nós.
A partir desse lema, o portal Afoitas busca escoar a produção jornalística de autoras negras e indígenas nordestinas cis, trans ou não binárias. Temos o compromisso de ampliar a abordagem de assuntos que atravessam o cotidiano da população brasileira, em especial negra/indígena e nordestina.
Nosso jornalismo tem como principal função social revelar narrativas atentas aos recortes de classe, raça, gênero, sexualidade e regionalização, além de levar em conta uma rigorosa apuração e produção de conteúdo acerca de temas que serão tratados a partir da perspectiva de gênero. Desejamos, com isso, colaborar com um jornalismo e consequentemente uma sociedade antirracista, antissexista e contra hegemônica.
Iniciamos nossa trajetória em 2018, como um blog jornalístico, em que as autoras publicavam textos sobre os mais diversos temas: Cultura, Política, Direitos Humanos, Saúde, Ativismo e Vida Urbana e Rural. A partir de 2022, o projeto Afoitas reestreia com um novo portal, amplia a sua equipe, formada majoritariamente por mulheres negras mas também por mulheres indígenas e pessoa NB, na intenção de diversificar o debate público ao levar em consideração os pontos de vista dessas populações, historicamente silenciadas, invisibilizada e/ou estereotipada nos meios de comunicação e por sequela nos veículos jornalísticos.
Autonomia, ética e credibilidade é o nosso tripé para seguir com o jornalismo que as Afoitas acreditam: transparente e diverso!
Missão
Produzir um jornalismo atento às questões de gênero, raça e descentralização, na própria comunicação e na sociedade como um todo.
Visão
Efetivar um projeto jornalístico que reflita sobre a realidade de pessoas negras e indígenas, sobretudo mulheres e pessoas trans.
Valores
Antirracismo, Antissexismo, Qualidade, Ética, Credibilidade, Inovação, Autonomia, Diversidade, Gênero