Primeiro cineclube de São Lourenço (Goiana) homenageia Dadá Quilombola

O cineclube Dadá Quilombola inicia as atividades neste domingo (10),  às 15h, com a exibição do filme “Nosso Sonho”

Texto: Giovanna Carneiro | Imagem: Tayná Nunes

Pela primeira vez a comunidade quilombola São Lourenço, localizada no município de Goiana, Zona da Mata de Pernambuco, vai receber um cineclube com um cronograma de exibições permanentes. Intitulado “Dadá Quilombola – Cinema, Transformação Social e Resistência”, o cineclube estreia neste domingo, 10 de dezembro, às 15h. 

O objetivo do cineclube, cujo nome homenageia Dadá Quilombola, que é uma importante representante do quilombo remanescente Povoação São Lourenço e uma referência na luta pela resistência negra da região, é viabilizar o primeiro contato da comunidade com o cinema. 

O projeto foi idealizado pela realizadora audiovisual e moradora da cidade de Goiana, Tayná Nunes. Tayná é produtora cultural e atua na área desde 2013, com trabalhos que objetivam fazer  do cinema uma ferramenta de empoderamento e inclusão social. 

“Realizei, em 2017, um documentário intitulado: Mulheres de São Lourenço e nunca tive a possibilidade de fazer uma exibição aberta lá na povoação, por não termos os aparatos necessários para exibí-lo. Mesmo assim, nunca deixei de atuar ativamente com outros projetos na povoação, mas sempre foi um grande desejo trazer não só o meu filme, mas também outras realizações que serão importantíssimas para a democratização do cinema no local”, declarou Tayná Nunes.

O projeto irá viabilizar no total de duas sessões ao mês, sendo a cada 15 dias, aos domingos, no turno da tarde, a partir das 15h. As exibições acontecerão no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), local conhecido da comunidade. A produtora pretende executar o projeto por no mínimo dois anos, mas almeja que ele se torne algo permanente, por estar ciente do impacto positivo que o Dadá Quilombola Cineclube trará às mais de 300 famílias que compõem o quilombo. 

Na sessão de estreia, o cineclube exibirá o filme “Nosso Sonho”, com direção de Eduardo Albergaria, que retrata a trajetória da dupla Claudinho & Buchecha. Para acompanhar as próximas programações, o público deve acompanhar as redes sociais do cineclube

Escrito por:

Afoitas Jornalismo

afoitas.contato@gmail.com

 @afoitas