Campanha “Meninas, Bora Votar!” estimula o primeiro voto de jovens nas eleições 2024

Imagem: Divulgação

Com o objetivo de estimular as jovens de 16 anos a tirar o título de eleitora para exercer sua cidadania e fortalecer candidaturas de mulheres comprometidas com o enfrentamento à evasão escolar e a luta feminista, a campanha Meninas, Bora Votar! foi lançada na última segunda-feira, 15 de abril. 

A ação de incidência política está sendo realizada pelo Centro das Mulheres do Cabo, organização feminista que atua há 40 anos pelos direitos de meninas e mulheres em Pernambuco, e tem a participação de jovens ativistas do projeto Meninas em Movimento pela Educação apoiado pelo Fundo Malala e da ActionAid Brasil. 

A campanha é composta por vídeos, cards, spot de rádio, fotos e adesivos que estão sendo distribuídos nas redes sociais do Centro das Mulheres do Cabo. A jovem ativista pela educação Thuézia Souza, de 16 anos,  é uma das idealizadoras da campanha e revelou que vai votar pela primeira vez e já tirou o seu título de eleitora. “Estou muito motivada para votar, porque sei da importância do voto para a garantia da cidadania e precisamos de mais mulheres na defesa dos nossos direitos’’, afirmou a jovem.

O prazo para tirar a 1ª via do título encerra no dia 8 de maio,  de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  “Precisamos de mais mulheres feministas nos espaços de poder para que nossas pautas se tornem políticas públicas. Além disso, temos poucas vereadoras e prefeitas em Pernambuco”, ressaltou a ativista do Fundo Malala, Cassia Jane. 

O prazo para tirar a 1ª via do título encerra no dia 8 de maio. | Crédito: Divulgação

Escrito por:

Afoitas Jornalismo

afoitas.contato@gmail.com

 @afoitas